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Caminhos para um Turismo Lento – Conceção, Planeamento e Gestão de Itinerários Turísticos

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Caminhos para um Turismo Lento – Conceção, Planeamento e Gestão de Itinerários Turísticos

Antas Teles e Abilio Vilaça

O presente livro pretende, seguindo uma simplicidade e de diálogo prático com o leitor, refletir sobre a conceção, planeamento e gestão
de itinerários turísticos.

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Antas Teles e Abilio Vilaça

Antas Teles
Licenciado em Direito na Universidade Católica Portuguesa (Porto), em 1987, concluiu o mestrado em Ciências Jurídico Civilísticas na Universidade Coimbra, em 1999.
É docente do Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG) desde 1988, tendo lecionado as unidades curriculares de Introdução ao Direito, Direito das Obrigações, Direito Comercial, Direito Empresarial e Direito e Legislação do Turismo, em diversas licenciaturas e pós-graduações.
É investigador do Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC). Exerce advocacia – quase exclusivamente na área dos negócios – desde 1987, no Porto.
Integrou diversos Conselhos Fiscais, presidiu e preside a diversas Mesas de Assembleia Geral. Foi, durante anos, administrador de duas sociedades de promoção imobiliária. Há mais de uma década e meia é formador (por exemplo, na área da contratação pública).
 
Abílio Vilaça
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática, em 1984 pela Universidade do Minho (UM), concluiu o mestrado em Gestão de Empresas com Especialização em Marketing, em 1996 pela mesma instituição.
Em 2013, especializou-se em Estratégia e Empreendedorismo na área científica de Ciências do Comportamento e Gestão, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Concluiu, ainda, especialização em Turismo, pelo Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG), em 2015.
Tem mais de 30 anos de experiência em consultoria em empresas, associações empresariais, cooperativas, irmandades e confrarias religiosas.
É docente do Ensino Superior da ESHT (IPCA) e do ISAG (Instituto Superior de Administração e Gestão – European Business School), sendo membro do Conselho Científico deste último. É investigador do Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC).

O presente livro pretende, seguindo uma simplicidade e de diálogo prático com o leitor, refletir sobre a conceção, planeamento e gestão de itinerários turísticos.

Em linguagem acessível, começa-se por familiarizar o interessado com o enquadramento legal do tema (determinante das inerentes responsabilidades), para depois aprofundar questões técnicas de muito relevante interesse prático.

Dada a importância do tema, esta obra será de grande utilidade para os operadores turísticos, bem como para todos aqueles que nutrem uma maior ligação com o Turismo Natureza, sejam futuros exploradores de itinerários turísticos ou meros usufruidores dos mesmos.

Estrutura da obra:

Parte 1 – Enquadramento Legal
1. Um turista novo e um novo turismo
2. PNTN, SNAC, RNAP, Rede Natura 2000 e outras siglas mais…
3. Novas tendências: as atividades típicas do Turismo de Natureza
4. Entidades promotoras típicas… e mais umas siglas: RNAAT, RNAVT, RNET, RNT
5. As inevitáveis exigências legais
6. Outras exigências de mercado: certificações e boas práticas
7. A necessidade de bem organizar e gerir itinerários turísticos

Parte 2 – Conceção e Planeamento
1. Enquadramento
2. Conceção e planeamento de itinerários turísticos
3. Objetivos e características de um itinerário turístico
3.1 Objetivos de um itinerário turístico
3.2 Características de um itinerário turístico
3.3 Itinerários segundo o meio de transporte
4. Valorização de produtos turísticos
5. Recursos afetos à conceção de itinerários
5.1 Recursos turísticos
5.2 Recursos históricos e monumentais
5.3 Recursos etnográficos
5.4 Alojamento e restauração
5.5 Turismo em Espaço Rural
5.6 Outros recursos
6. Fases de organização de um itinerário
7. Divulgação e comercialização de um itinerário
7.1 Divulgação de um itinerário turístico
7.2 Comercialização de um itinerário turístico
7.3 Exemplo de um itinerário na Serra da Cabreira, em Vieira do Minho


Parte 3 – Empreendedorismo em Itinerários Turísticos
1. Introdução ao empreendedorismo na conceção de itinerários
2. Tomada de decisão
3. Motivação e liderança
4. Identificação de oportunidades
5. O processo de comunicação
6. Projetos empresariais rurais complementares à agricultura
7. Diferentes características e motivações do turista
8. O envolvimento do cliente no processo do serviço
9. Tendências de evolução e a emergência de novos tipos de turismo
10. Perspetivas da procura internacional

 
  • Autor: Antas Teles e Abilio Vilaça
  • ISBN: 9789897688690
  • Título: Caminhos para um Turismo Lento – Conceção, Planeamento e Gestão de Itinerários Turísticos
  • Data de Edição: setembro 2022
  • Editor: Grupo Editorial Vida Económica
  • Idioma: Português
  • Medidas: 21 x 29,7 cm
  • Nº de páginas: 180

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