António Casimiro Ferreira
António Casimiro Ferreira é doutorado em Sociologia do Estado e do Direito pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Associado com Agregação. Investigador do Centro de Estudos Sociais onde tem coordenado vários projetos de investigação, é também cocoordenador científico dos Programas de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (FEUC e FDUC) e do Centro de Estudos Sociais (CES), e do Doutoramento SociologyoftheState, Law, and Justice (FEUC/CES). Membro fundador da Secção Temática “Sociologia do Direito e da Justiça” da APS. Em 2006, recebe o Prémio Agostinho Roseta, atribuído ao livro Trabalho Procura Justiça, a primeira investigação em sociologia do direito realizada em Portugal, tendo por objeto os Tribunais de Trabalho e os sistemas de acesso ao direito e de resolução de conflitos laborais.
Os seus interesses focam as áreas da teoria social, da teoria sociológica, da teoria política, da sociologia política e do direito e da sociologia das constituições, propondo conceitos como "sociedade de austeridade", "exceção político-jurídica", "constitucionalismo de exceção", "efeito Mateus do direito", “concertação social de médio alcance” e “direito do trabalho de exceção”, entre outros.Dos livros publicados destacam-se: Sociologia do Direito: uma abordagem sociopolítica. Porto: Vida Económica (2019); Sociologia das Constituições e constitucionalismo de exceção. Porto: Vida Económica (2019); A Organização Internacional do Trabalho no Direito do Trabalho Português. Coimbra: Almedina (2019); Émile Durkheim - O Social, O Político e o Jurídico.Porto: Vida Económica (2017); La société d'austérité: l'avènement du droit d'exception. Paris: LGDJ (2017); Política e Sociedade: teoria social em tempo de austeridade. Porto: Vida Económica (2014); Sociedade da Austeridade e direito do trabalho de exceção. Porto: Vida Económica (2012); Impacto da Negociação Colectiva na Regulamentação do Mercado de Trabalho. Lisboa: ColecçãoCogitum (2006); Trabalho Procura Justiça: os tribunais de trabalho na sociedade portuguesa. Coimbra: Almedina (2005); Acesso ao Direito e Mobilização dos Tribunais de Trabalho: o caso da discriminação entre mulheres e homens. Lisboa: CITE (2005).
Conheça “quem são?”, o “que fazem?” e o “que pensam?” os profissionais que atuam na área da justiça, em particular os juízes e magistrados do Ministério Público, entendendo às suas origens e trajetórias, identidades e valores e como essas características influenciam o desempenho do seu trabalho.
Um livro que vai contribuir para o conhecimento e caracterização das “representações sociais”, nas suas múltiplas dimensões de juízes e de magistrados do Ministério Público, de modo a, por um lado, contextualizar as suas dinâmicas profissionais, compreender o significado de uma decisão judicial ou da interpretação de uma certa lei e, por outro, conhecer as suas atitudes relativamente às reformas jurídicas e judiciais e aos assuntos prementes que atravessam, em cada época, as preocupações dos cidadãos, no âmbito do que melhor se tem feito nos estudos sociojurídicos em Portugal e internacionalmente.
Com contributos de António Casimiro Ferreira (coordenador), João Paulo Dias, Conceição Gomes, Madalena Duarte, Paula Fernando e Alfredo Campos, investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.