Domingos S. Ferreira
Domingos S. Ferreira é Doutor em Gestão pelo ISCTE, Master in Business Administration (MBA Finance) pela Manchester Business School e Licenciado em Finanças pelo ex-ISCEF/ISE da Universidade Lisboa.
Possui pós-graduações em Corporate Finance e Corporate Strategy pelo MIT Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology e um Executive MBA pela Columbia Business School (N.Y.). Possui também uma pós-graduação em Direito Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
É presidente da CapMerg, SA, empresa especializada na Consultoria em fusões, aquisições e reestruturações de empresas e da Estímulo Investimentos, SA.
Durante a sua vida profissional tem sido administrador de empresas e de grupo de empresas. Foi presidente de uma Associação Empresarial na década de 80.
É professor nas áreas de Finanças e Gestão naquelas áreas de conhecimento e professor no doutoramento em Finanças Públicas da Universidade de Lisboa.
As fusões, aquisições, cisões e outras reestruturações de empresas, negócios e grupos empresariais constituem decisões tomadas pelos órgãos superiores das estruturas organizacionais.
As primeiras orientam-se para o crescimento, expansão e inovação e conduzem à consolidação de empresas, de grupos, de indústrias ou de sectores. Ao contrário, as cisões e outras reestruturações vão no sentido oposto, de reduzir ou partir.
Em ambos os casos, os decisores procuram sinergias e criação de valor para a empresa e para os seus acionistas.
Este volume faz a abordagem destes dois tipos de decisões nas vertentes estratégica, organizacional, cultural e criação de valor.
No concernente às fusões e aquisições, de longe as decisões psicologicamente mais gratificantes para os decisores empresariais do topo das organizações, uma parte considerável vem a ser considerada como erro muito caro, ou até extremamente caro.
Um trabalho publicado na Harvard Business Review, em Junho de 2016, indicava que entre 70% a 90% das fusões e aquisições são falhanços abismais.
Um dos grandes objetivos deste trabalho é ajudar os decisores das empresas e os alunos universitários de administração de empresas e negócios a tomarem as decisões corretas, para que as concentrações e as cisões em que vierem a participar sejam sucessos para as suas empresas e para os seus países.