Jorge Vasconcellos Sá,Magda Pereira,Fátima Olão,Elizabeth Borges
Jorge Vasconcellos e Sá
É Professor Catedrático e tem um MBA pela Peter F. Drucker Graduate School of Management na Califórnia, onde foi aluno de Peter Drucker. Possui um doutoramento em Gestão de Empresas (PhD), pela Columbia University, de Nova Iorque onde foi também
assistente e investigador. Foi-lhe conferida a Cátedra Jean Monnet (pela fundação Jean Monnet em Bruxelas), o
mais alto título académico europeu.
Possui duas licenciaturas, uma em Economia (Un. Técnica) e outra em Gestão de Empresas (Un. Católica) e uma pós graduação em Macroeconomia pela Fundação Gulbenkian e fundou o Instituto de Liberdade Económica a que preside. Proferiu conferências e deu seminários em várias universidades e instituições internacionais.
Tem exercido as funções de consultor privado, administrador não executivo ou ensinou em programas de executivos de multinacionais como por exemplo: Coca-Cola, SHELL, Unisys, IBM, Price Waterhouse, Klynveld Peat Main Goerdeler, Glaxo, British Petroleum, Dun & Bradstreet, Deloitte & Touche, Makro, Systéme U (C.N.R.), Intermarché, Mini Prix
Bonjours, Accenture, Watson Wyatt, Cap Gemini, Cesce, Scottish and Newcastle, Sara Lee, Microsoft, Total, Johnson & Johnson, Pfizer, Logica, Indra, Grandvision, Jafep, Euler Hermes, Cosec, Tivoli Hotels & Resorts, Millennium Bank, Julius Baer Bank, SGG, Henkel, Volkswagen, McDonald’s, MiTek, United Steel Products, etc.
Publicou mais de vinte livros que foram traduzidos em onze línguas: inglês, português, espanhol, chinês (mandarin), russo, ucraniano, alemão, lituano, tailandês, coreano e norueguês e receberam citações de recomendação, entre outros, de Peter F. Drucker, Philip Kotler, Al Ries (autor dos bestsellers Market Warfare e Posicionamento) e Don Hambrick (Professor das Universidades de Columbia e Pennsylvania).
Magda Pereira
Gestora, licenciada em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Escreveu diversos livros em co-autoria com Jorge Vasconcellos e Sá.
Fátima Olão
Economista, licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Pós-Graduação em matemática financeira pela Universidade de Lisboa/ISCTE. Escreveu diversos livros em co-autoria com Jorge Vasconcellos e Sá.
Elizabeth Borges
Professora, licenciada em Estudos Ingleses e Alemães/Ramo Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Este livro é um guia prático de como criar um primeiro negócio: uma empresa implementando uma oportunidade.
Um empresário é como um piloto de avião: quando sai de Nova Iorque para Los Angeles ou de Londres para Roma, não simplesmente descola, voa e espera … chegar ao seu destino.
Pelo contrário faz primeiro um plano de como espera exatamente chegar ao seu local final.
E esse é exatamente o conteúdo deste livro: como fazer um plano para criar uma primeira empresa.
Trata-se assim de um livro eminentemente prático que foca quer no o que há a fazer (os passos a seguir), quer no como (as técnicas para implementar na prática cada passo) e pode ser utilizado de um de três modos:
- como manual para uma disciplina de empreendedorismo
- para um projeto que se queira desenvolver
- como simples leitura de quem queira como primeiro emprego criar a sua empresa
Na Sonae os valores do empreendedorismo e da inovação são cruciais e o conhecimento e experiência desta obra é não só um passo 1) meritório como na 2) direcção certa.
Paulo Azevedo - CEO da Sonae
Uma obra incontornável, que faltava num país como Portugal.
José António de Sousa - Presidente e CEO da Liberty Seguros Portugal
Um excelente livro para fomentar a inovação, o empreendedorismo, o espírito criativo e crítico, a inquietude e o interesse em novas áreas do conhecimento; seja para fazer coisas novas ou as mesmas de forma diferente.
Fernando Monteiro - Administrador Executivo da SIVA Distribuidora em Portugal das Marcas Volkswagen, Audi, Škoda, Bentley e Lamborghini
Este manual do empreendedorismo, pela sua clareza de concepção e cobertura prática, é de uso obrigatório para os que leccionam e uma bíblia para os que empreendem.
Manuel Carrondo - Fundador do instituto de investigação IBET que exporta 2/3 dos seus serviços para as maiores farmacêuticas do mundo
Estrutura da obra:
- (Introdução): a quem é útil este livro?
- (Importância): De garagens e quartos de universidade a Multinacionais
- As várias facetas do empreendedorismo: invenção, inovação, segmento e nicho
- O ponto de partida: a necessidade não satisfeita (seis passos para a encontrar) Uns vêem coisas que Como inovar: a minha empresa é o meu primeiro emprego
- O plano de mercado (externo)
- O plano organizacional (interno)
- Conclusão
Sugestão de outras leituras
DOS MESMOS AUTORES:
Também disponivel
\"Teaching Guide: Como inovar\", um manual de apoio para professores.
Saiba mais sobre a obra