M. Jorge C. Castela
Manuel Jorge Cardoso Castela é Advogado e Economista, Doutorando (com a P.E. concluída) em “Securities Law”, no 7.º PhD da FDUNL, com uma Pós-Graduação em Direito dos Valores Mobiliários pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa / I.V.M., com uma Pós-Graduação em Gestão na A.E.S.E. e o Mestrado/P.E. em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Foi Administrador e Director em várias empresas e Investor Relations junto da CMVM e Capital Markets Representative (na SEC e NYSE).
Autor de “Economia da Oferta (“Supply-Side Economics”): Teoria e Política” de “As Sociedades Abertas e os Mercados Financeiros” – Ed. Vida Económica, Porto, 2000, “A Constituição da República Portuguesa e o Estatuto do Tribunal Penal Internacional”, Ed. Vida Económica, de “O Neoconservadorismo e a Economia da Oferta («NeoConservatism & Supply-Side Economics»): Teoria e Política” – Ed. Vida Económica, e, em co-autoria com o Professor Doutor Rui Pinto Duarte, de “Direito Europeu das Sociedades (Colectânea de Legislação), Ed. Vida Económica, . Colaborador no Semanário Vida Económica (crónicas mensais, desde Agosto de 2000) e autor de vários artigos publicados sobre “Mercados Financeiros”, “Law & Economics”, “Corporate Governance”, “Teoria Económica”, “Fiscalidade”, “Recursos Humanos” e “Contratação Colectiva” e… Basquetebol, em várias publicações, coletâneas, sites, blogs e revistas especializadas de Economia e Gestão, Direito e de Desporto.
Um livro, controverso e acutilante, que contém todos os ingredientes para suscitar polémica e promover um debate esclarecido sobre os dois temas que continuam a marcar o quotidiano: o Brexit e as eleições norte-americanas.
Um tema apelativo e atual: a turbulência política internacional causada por dois grandes acontecimentos que irão, certamente, marcar a primeira parte do século XXI: O Brexit e a vitória do magnata Donald Trump nas eleições presidenciais americanas de 8 de novembro de 2016 sem se vergar ao politicamente correto ou ao academicamente aconselhável.
Este não é um livro polémico apenas para o ser.
A controvérsia surge naturalmente, emana das palavras e do pensamento do autor, sempre extraordinariamente bem fundamentado e sem medo de trazer para a mesa as ligações e as implicações que se exigem, sem se vergar ao politicamente correto ou ao academicamente aconselhável.
O efeito Trump e o Brexit não deixará indiferente o panorama do pensamento político e social em Portugal.
Um livro que traz à colação temas prementes e incontornáveis da Europa dos nossos dias, desde o enredo do terrorismo fundamentalista ao futuro da NATO.
O autor coloca em cima da mesa uma panóplia significativa de assuntos com os quais os europeus terão de lidar num futuro próximo: os populismos, os extremismos políticos, o crescente isolacionismo, etc.
"Uma pedrada no charco do pensamento dominante, numa altura em que os diversos populismos emergentes fazem verdadeiramente vacilar o mundo que habitamos. Jorge Castela consegue um feito notável: vai ao âmago de assuntos extraordinariamente complexos de forma límpida e assertiva. Um verdadeiro tratado sobre o mundo em que vivemos.”
in Apresentação, por André Ventura
ESTRUTURA DA OBRA:
I. “Brexit”: um ponto de viragem para a “União Europeia”.
O mapa eleitoral do “Brexit” e o desmoronar da “União Europeia”: Itália, Holanda, França e Alemanha – a resposta dos eleitores face ao “Politburo de Bruxelas”. Nacionalismo vs. Europeísmo: as eleições europeias em 2017 (Holanda, França e Alemanha).
II. As Eleições Americanas de 2016.
O mapa eleitoral dos EUA e as propostas de Donald J. Trump: Política Fiscal; Investimento Público; Controlo de Fronteiras e combate à imigração ilegal; Política Externa (Proteccionismo versus Tratados de Comércio (NAFTA; T-TIP;…); Acordo nuclear com o
Irão; Acordo com Cuba; Combate ao Terrorismo; Relações com a Rússia, com a China e com a NATO – o “Isolacionismo” face às Administrações Reagan, Bush e Obama/ Clinton – os USA vistos da “Europa”.
III. Algumas Glosas Marginais (breves, soltas e finais) em mote para reflexão livre (sobre Questões, Desafios e Ameaças que se colocam ao Mundo Contemporâneo):
- Como é possível acontecer o que aconteceu e está a acontecer em Aleppo?
- Como é possível que seja, no Ocidente, que se promova uma nova forma de Censura?
- Qual o papel dos “idiotas úteis”, dos “charlatães do Jihadismo” e dos seus mentores, no “Keynesianismo” e no chamado “Marxismo Cultural”, no combate à Liberdade de Expressão?
- As ameaças do Imperialismo Islâmico: Terrorismo, “Hijrah”, "Califado Mundial" e Sharia (perspectivas sobre a Imigração ilegal e a política sobre "refugiados") – os perigos de uma 3.ª Guerra Mundial ou uma "Guerra de Civilizações"?
- Portugal: da “caranguejola” à “geringonça” – as contradições de um sistema político, económico e financeiro, em contraciclo?