Manuela Duarte, Ana Maria Sotomayor, Jorge Rodrigues
Ana Maria Sotomayor
É licenciada em Gestão pela Universidade Católica ( em 1981) e licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia, atual ISEG ( 1983).
É mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão, em 1999, com uma dissertação intitulada "Ética Empresarial e Responsabilidade Social da Empresa: O Balanço Social. O caso do sector bancário português".
É doutorada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão ( ISEG ), em 2006 com uma tese que versa a temática das perceções de justiça organizacional na avaliação de desempenho.
Atualmente é professora coordenadora do Instuto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa ( ISCAL) , sendo regente de várias unidades curriculares. É diretora do Mestrado em Contabilidade e Gestão das Instituições Financeiras.
Como actividade científica participa em júris de doutoramento e de mestrado, orienta teses de doutoramento e díssertações de mestrado, intervém em eventos científicos com apresentação de comunicações e publica artigos em revistas com referee.
Tem como àreas de interesses de investigação e de ensino: gestão global, gestão de recursos humanos, comportamento organizacional, responsabilidade sociale justiça organizacional.
É membro integrado do Centro de Investigação Instituto Jurídico Portucalense (IJP)
Manuela Duarte
Doutorada em Gestão, Professora coordenadora aposentada no Instituto Politécnico de Lisboa. Foi professora Convidada na Universidade Lus+iada de Lisboa ( ULL). Investigadora na CITIS da ULL, registada na Fundação para a Ciência e Tecnologia. Exerceu, Consultoria de gestão ( áreas financeira, contabilidade e fiscalidade) em empresas dos sectores privado e cooperativo.
Como actividade científica tem participações em júris de doutoramento e mestrado, intervenções em eventos científicos internacionais, com apresentação, chair person, publicações de artigos em revistascom refree, catítulos em livros com refree e working papers.
As áreas de interesse de investigação e de ensino são: contabilidade financeira, ética e responsabilidade social e ambiental das organizações, finanças empresariais e organizações sem fins lucrativos. Orienta teses de doutoramento e dissertações de mestrado, várias já concluídas e defendidas.
Participou em júris de concursos de provas públicas para Professor Coordenador e Professor Adjunto, em Escolas de Institutos Politécnicos, bem como em júris de seleção de Dirigentes para a função pública em alguns Ministérios.
Jorge Rodrigues
É licenciado e Doutor em Gestão ( ISCTE-IUL) . Professor Coordenador no ISCAL / Instituto Politecnico de LIsboa. Especialista de reconhecida experiencia e competência profissional em Gestão Empresarial, Contabilidade de Gestão e Finanças Empresariais. Exerceu funções de gestão ( planeamento, marketing comercial, finanças ).nos setores privado, publico e cooperativo, por mais de quinze anos .
Participa em júris de doutoramento e mestrado, intervém em eventos científicos com aposentação de comunicações. Tem publicado artigos em revistas com referee, capítulos em livros, livros de working papers. Investiga no Instituto Jurídico Portucalense e ensina nas areas : empresas familiares, estratégia empresarial, família empresaria, finanças empresariais, gestão global, governabilidade organizacional , marketing, planeamento e controlo de gestão, responsabilidade social e ètica das organizações.
A formação superior de jovens quadros que irão desempenhar funções nas mais diversas organizações com a consequente tomada de decisão e respetivos impactos na sociedade, por ter visto reduzido o seu ciclo, não deve ser inibidora de um pensamento holístico, por parte daqueles. Conscientes de que existem muitas formas e muitas obras escritas para abordar princípios de gestão das organizações, tendo por público-alvo jovens ainda sem muito conhecimento da realidade organizacional, os autores acharam por bem desenhar uma abordagem funcional.
Esta, cremos, constitui o alfabeto e a tabuada de uma sã gestão de recursos, pelo que permitirá aos leitores tomarem consciência das especificidades de cada função ( nível vertical), e ter também uma visão transversal das várias funções de uma organização (nível horizontal).
Assim, o livro tem início com um capítulo introdutório sobre a gestão e os gestores, ao qual se segue um outro sobre teorias organizacionais. O terceiro capítulo apresenta as estruturas organizacionais. O capítulo quatro refere-se ao marketing e no capítulo cinco é descrita a gestão de aprovisionamentos. O capítulo seis versa a gestão de recursos humanos. O capítulo sete apresenta os sistemas de informação, os quais servem de base ao capítulo oito, onde se apresenta a análise económica e financeira. O capítulo nove aborda a temática de gestão estratégica.
O capítulo dez ajuda a perceber os processos de tomada de decisão. Por fim, o capítulo onze sensibiliza para a necessidade de ética e responsabilidade social na gestão das organizações e nas respetivas práticas de gestão.
Este livro é complementado com o livro Exercícios de Gestão das Organizações, dos mesmos autores, o qual se destina àquele público que tem curiosidade e interesse em operacionalizar os conceitos ora apresentados.