Coordenação Paula Peres, Anabela Mesquita, Pedro Pimenta
OS COORDENADORES
Paula Peres
Doutorada e pós-doutorada na área das tecnologias educativas, Mestre em Informática e Licenciada em Informática-Matemáticas Aplicadas. É coordenadora da Unidade de e-Learning do Politécnico do Porto (e-IPP). É responsável pela Unidade de Inovação
em Educação (UIE) do Centro de Investigação em Comunicação e Educação (CICE) do ISCAP/IPP e diretora do curso de pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial, em regime de b-learning do ISCAP/IPP. Participa em vários projetos nacionais e internacionais na área do e-Learning.
Anabela Mesquita
Professora e Vice-Presidente do ISCAP/IPP, membro do Centro de Investigação Algoritmi da Universidade do Minho e Diretora do Centro de Investigação em Comunicação e Educação (CICE) do ISCAP. Diretora do Mestrado em Assessoria de Administração do
ISCAP. Coordenadora de projetos europeus. Publicou diversos livros e artigos em publicações periódicas e atas de conferências. Membro do Comité Científico de conferências e Editora- Chefe do International Journal of Technology and Human Interaction e Editora Associada do Information Resources Management Journal.
Pedro Pimenta
Licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto e Doutorado em Controlo de Processos na mesma Universidade (1997). Desempenha atualmente as funções de professor auxiliar no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do
Minho. Os seus interesses de investigação centram-se nos papéis que os sistemas de informação têm vindo a desempenhar nos processos formais de aprendizagem no ensino superior, nas suas dimensões técnica, pedagógica, organizacional e sociopolítica.
- Como transformar um curso presencial num curso online
- Aprenda com as experiências de e/b-learning nas organizações
- Compreenda os conceitos relacionados com o e/b-learning
Hoje em dia as organizações confrontam-se com o desafio de encontrar soluções de como utilizar as tecnologias como suporte à formação formal e informal, dentro e fora delas. Foi a consciência desta realidade que impulsionou a criação desta obra.
Público alvo:
Gestores de empresas, profissionais da formação, das diversas áreas de conhecimento, incluindo gestores da formação, formadores, consultores e todos que estejam de alguma forma envolvidos nos processos de formação.
A obra é dirigida a todos os que procuram uma solução de formação atual, inovadora, adaptada às reais necessidades organizacionais e que seja compatível com os ritmos de trabalho e de tempo cada vez
Pode encontrar-se nesta obra opções para a gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional, assim como sugestões para a formação just-in-time.
Os capítulos:
1. Potenciar o alto desempenho organizacional suportado na gestão do conhecimento pelo recurso às tecnologias e sem fronteiras departamentais, corporativas ou geográficas.
2. Potenciar mudanças na gestão e na comunicação no seio das organizações por meio de alterações na arquitetura e na cultura de aprendizagem
3. Transformar a visão da formação para uma visão da aprendizagem e do conhecimento.
4. Transformar o alcance tático da formação para um alcance estratégico e transformacional
5. Transformar a gestão da formação no desenvolvimento do capital intelectual, tendo como objetivo a aprendizagem organizacional e a condução para os processos de inovação
6. Medir os custos-benefícios dos ambientes de formação OnLine.
7. Avaliar soluções de e-learning
8. Compreender as melhores práticas em e-Learnig.
Contém um guia sobre como transformar um curso de formação presencial para um ambiente de formação a distância.