Vários
Organizadores:
Aurora A. C. Teixeira, Sandra T. Silva e Pedro Teixeira
Manuel Brandão Alves
Professor Catedrático (aposentado) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Leccionou e desenvolveu actividade científica, predominantemente, na área da economia regional e urbana.
Nuno Alves
Economista no Banco de Portugal desde 1995, exerce presentemente as funções de Director-Adjunto do Departamento de Estudos Económicos.
Ana Cardoso
Investigadora do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social.
Maria do Pilar Gonzalez
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e doutorada em Economia pela Universidade de Paris I-Sorbonne.
José Virgílio Pereira
Licenciado, Mestre, Doutor e Agregado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). É Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Sociologia da FLUP e Investigador do Instituto de Sociologia da mesma Faculdade, onde coordena a linha de investigação sobre Desigualdades, Cultura e Território, integra e dirige projectos de investigação.
José Madureira Pinto
Professor Catedrático (aposentado) da Faculdade de Economia do Porto e Investigador do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem várias obras publicadas no domínio da metodologia das ciências sociais, da sociologia da cultura e dos processos educativos e da análise das desigualdades sociais.
Carlos Farinha Rodrigues
Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/ UTL) e investigador do CISEP (Centro de Investigação sobre Economia Portuguesa) nas áreas de distribuição do rendimento, desigualdade, pobreza e políticas sociais. Assessor do Instituto Nacional de Estatística (INE) nas áreas de distribuição do rendimento e das estatísticas das famílias. Responsável por vários projectos, entre os quais “O papel das Políticas Sociais sujeitas a condições de recursos no combate à pobreza das crianças e dos idosos em Portugal” presentemente a desenvolver pelo CISEP.
Manuela Silva
Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Foi membro fundador e directora da Revista “Estudos de Economia” e membro fundador e directora do CISEP - Centro de Investigação sobre Economia Portuguesa. Foi pioneira nos estudos sobre desenvolvimento comunitário, desigualdades na repartição do rendimento em Portugal, retorno dos emigrantes, igualdade de género, pobreza e exclusão social em Portugal.
Temas abordados na obra:
- A pobreza, direitos humanos e democratização da economia; os desafios da pobreza;
- O microcrédito como instrumento de robustecimento da Economia Social;
- A relação entre educação e pobreza em Portugal;
- Os diferenciais salariais de género e educação em Portugal;
- A desigualdade, pobreza e habitação;
- Os indicadores sociais.
Com reflexões de reputados investigadores na área da pobreza e desigualdades sociais e diversas entidades, entre as quais a Federação Portuguesa do Banco Alimentar Contra a Fome e CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
Público Alvo:
Estudantes, investigadores e todos aqueles que, no seu dia-a-dia, lidam profissionalmente com as questões associadas à pobreza e à desigualdade dos rendimentos.