Abel Carvalho e Orlando Lima Rua
Orlando Lima Rua
Doutoramento Europeu em Economia e Gestão de Empresas (especialização em organização de empresas), pela Universidade de La Rioja (FCE), Mestrado em Ciências Empresariais, pela Universidade do Porto (FEP), e MBA – Master of Business Administration,
pela Universidade Europea de Madrid (IEDE). Investigador efetivo do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do
Porto (CEOS.PP) e investigador integrado da Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG) da Associação de Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR). Membro efetivo da Ordem dos Economistas (OE) e da Ordem dos Contabilistas Certificados
(OCC). Exerce funções de docente na área científica de gestão, no Politécnico do Porto/ISCAP.
Abel Carvalho
Mestrado em Empreendedorismo e Internacionalização, pelo Politécnico do Porto/
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).
Exerce funções de consultoria em gestão de recursos humanos.2
A Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem um papel preponderante nas organizações, tornando-se a sua orientação fundamental para que vençam num contexto ultracompetitivo.
Nunca como hoje as pessoas foram tão importantes. Todavia, existem muitas organizações e demasiados gestores que, ainda, não perceberam isso e não percebendo isso, também, não perceberão porque “um dia destes” a sua empresa não terá mais lugar no mercado.
É fundamental que os gestores tenham atributos de liderança, que sejam capazes de pensar no longo prazo, que pensem “grande”, ainda, que por vezes, tenham de agir “pequeno”, que pensem que o principal capital das suas organizações é o conhecimento, que este está nas pessoas talentosas, cuja gestão e desenvolvimento é absolutamente crítica, porque o talento não se dá com mediocridade.
As organizações com melhores práticas de RH são as mais bem-sucedidas e é nestas que os talentosos querem estar, se querem desenvolver, se querem envolver e comprometer, querem coopetir e colaborar.
Este livro vai ajudar a compreender melhor esta força da natureza que são as pessoas e a melhor lidar com elas em benefício delas mesmas e da organização.
“A 4ª revolução industrial é inevitável e apesar de muitos a olharem como uma ameaça, penso que só podemos olhá-la como oportunidade. Oportunidade para capacitar as pessoas a serem cada vez mais felizes, com menos e melhor trabalho. “. O autor
Público-alvo:
Para um profissional da gestão, para um professor ou para um aluno de um curso da área das Ciências Empresariais este é um livro que, à medida que vai sendo lido, mais interesse e gosto despertará.
Contém 35 tabelas, 36 figuras e 5 apendices
Estrutura da obra:
Introdução
Capítulo 1 – Gestão de Recursos Humanos
Capítulo 2 – Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Capítulo 3 – Gestão Internacional de Recursos Humanos
Capítulo 4 – Liderança
Capítulo 5 – Caso Prático: Turismo e Unidades Hoteleiras do Norte de Portugal
Conclusão
Referências Bibliográficas
Apêndices :
- Apêndice 1-Questionário sobre as práticas organizacionais de Recursos Humanos nas unidades hoteleiras do Norte de Portugal
- Apêndice 2-Dados sobre os fatores críticos de sucesso
- Apêndice 3-Dados sobre a perspetiva do ambiente de negócios da empresa
- Apêndice 4-Dados sobre a satisfação com a empresa
- Apêndice 5-Dados sobre a Avaliação Global