Pedro Miguel Fernandes Teixeira
Nasceu em Bragança, em 1982, onde viveu até aos 18 anos. Muda-se para o Porto para tirar a Licenciatura e o Mestrado em Engenharia Civil, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), onde é convidado a trabalhar enquanto investigador. Contratado pela empresa multinacional holandesa de engenharia DHV chefia, com 27 anos, a fiscalização da construção do premiado Edifício do Parque. Em 2009, ingressa na prestigiada empresa Bureau Veritas, como diretor nacional do Departamento de Construção. Após os bons resultados alcançados, é selecionado para gerir o Departamento de Edifícios e Infraestruturas da Bureau Veritas Qatar, país que acolherá o Campeonato Mundial de Futebol da FIFA em 2022, posição essa que ocupa, em Doha, desde 2012. Nesse período, tira o MBA na Escola de Negócios da Bureau Veritas e, posteriormente, qualifica-se também como Auditor líder, auditando dezenas de empresas e projetos de construção de vários biliões de euros.
Em paralelo com o seu percurso profissional, desde cedo, o autor demonstrou o seu interesse para a participação cívica e a política. A título de exemplo, com 19 anos foi eleito membro da Assembleia Municipal de Bragança, tornando-se num dos mais jovens deputados municipais que Portugal já teve.
É autor de diversos artigos técnicos, intervenções públicas e uma dissertação avaliada com 17 valores na FEUP, sendo este o seu primeiro ensaio.
“O livro NOVO ÊXODO PORTUGUES - CAUSAS E SOLUCOES é uma boa ferramenta para se entender o recente fenómeno migratório em Portugal e nos países fortemente afetados pela crise de 2008.”
Engenheiro António Guterres - Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados
“Entre as causas da emigração, que hoje aflige a Europa, ao mesmo tempo pelos que partem, e pelos que pretendem vir nela encontrar segurança e futuro, tem de salientar-se o mau governo da globalidade que atingiu a casa comum dos homens, que é a Terra. No caso português, de que este livro trata, os efeitos colaterais são já inquietantes.”
Professor Adriano Moreira
“Novo êxodo português - causas e soluções” Um livro que analisa a recente vaga de emigrantes da segunda década do Séc. XXI, muitos deles jovens e qualificados, que saem de Portugal para se estabelecerem noutros países do Mundo, mas sobretudo na Europa, segundo as estatísticas.
Uma análise contextualizada, pragmática, democrática e sem demagogia do que efetivamente pode ser feito para equilibrar o saldo migratório português.
Os dois objetivos primordiais deste livro consistem em aumentar o conhecimento disponível sobre o recente fenómeno migratório em Portugal e apresentar medidas politicas concretas que permitam contribuir para a redução do atual saldo migratório negativo, que Portugal tem tido consecutivamente desde 2011.
Foram ainda definidos objetivos gerais, nomeadamente:
1. Reflexão e contextualização sobre o tema da emigração jovem portuguesa do Século XXI possibilitando um diagnóstico atualizado sobre vários indicadores demográficos, sociais e económicos relacionados com os temas da demografia e das migrações.
2. Apresentação de propostas politicas concretas que possam contribuir para os próximos Programas de Governo.
3. Contribuir para um Portugal mais justo, equitativo e próspero e que possibilite aos portugueses, incluindo a diáspora, encarar o futuro com mais otimismo.
Para a prossecução dos objetivos apresentados, o autor inclui, no final deste ensaio, um possível plano de ação, que poderá ser desenvolvido, enquadrado e implementado pelos próximos Governos de Portugal.
Estrutura da obra
- Introdução
- Diagnóstico
- Questionário realizado a emigrantes portugueses
- Conclusões
- Plano de ação
- Bibliografia
Contém 71 figuras