Eduardo Sá Silva e Fátima Monteiro
Eduardo Manuel Lopes de Sá e Silva é doutorado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade da Corunha, Espanha, licenciado e mestre pela FEP. É orientador de diversas dissertações de teses de Mestrado e Doutoramento, nas áreas de Contabilidade e Gestão Financeira. Igualmente exerce funções de técnico oficial de contas, revisor oficial de contas e consultor financeiro numa instituição de crédito.Eduardo Sá Silva também é docente universitário e orientador de diversas dissertações de teses de mestrado e doutoramento nas áreas de Contabilidade e Gestão Financeira. É licenciado e mestre pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Maria de Fátima Monteiro exerce funções de docente no Ensino Superior e é revisora oficial de contas. É doutoranda em Ciências Económicas e Empresariais e licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
A obra “Empreendedorismo e plano de negócio”, da autoria de Fátima Monteiro e Eduardo Sá Silva, é um trabalho que apresenta as ferramentas, os conceitos e conhecimentos que permitirão que, com intuição e experiência, os investidores assegurem um desempenho de excelência.
O livro revela que o gestor terá não só de saber efetuar um planeamento e controlo da sua atividade – que lhe permita melhorar constantemente a eficácia e a eficiência da sua empresa – mas também incorporar na sua “matriz de performance” o risco como variável aleatória, cuja mestria na sua previsibilidade lhe poderá assegurar um excelente desempenho. Gerir o risco, a incerteza, a volatilidade é um desafio que exige conjugação de intuição, experiência, inteligência, mas, sobretudo, conhecimento.
O livro está estruturado em seis capítulos, cujos temas versam sobre o empreendedorismo, o plano estratégico e operacional de marketing, o plano de negócios em condições de certeza, a avaliação do projeto em condições de certeza, o risco: no âmbito da avaliação de projetos em condições de incerteza e a gestão do negócio.
A linguagem utilizada é acessível a qualquer tipo de leitor e há uma clara preocupação de objetividade, de forma a permitir a passagem dos conceitos do plano teórico para a prática empresarial.
“Assim, o gestor terá que não só saber efetuar um planeamento e controlo da sua atividade que lhe permita melhorar constantemente a eficácia e eficiência da sua empresa, mas também incorporar na sua «matriz de performance» o risco, como variável aleatória, mas cuja mestria na sua previsibilidade lhe poderá assegurar um desempenho de excelência.
O que este trabalho nos apresenta são exatamente as ferramentas, conceitos e conhecimento que permitirá que com a intuição e experiência os investidores assegurem uma performance de excelência.”
Pedro Pereira Gonçalves, Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Ex-Administrador e CFO da AICEP