Jorge Vasconcelos e Sá
Jorge Vasconcelos e Sá
Jorge Vasconcellos e Sá é de ascendência portuguesa, brasileira e francesa. Possui duas licenciaturas, uma em Economia (Universidade Técnica) e outra em Gestão de Empresas (Universidade Católica). Tem uma pós graduação em Macroeconomia pela Fundação Gulbenkian e um MBA pela The Peter F. Drucker Graduate School of Management na Califórnia. Possui um doutoramento em Gestão de Empresas (PhD), pela Columbia University, de Nova Iorque.
É indispensável, a elaboração de um programa de crescimento económico, em paralelo com o atual de austeridade, sob pena deste criar um circulo vicioso de: austeridade - recessão - agravamento do deficit - logo necessidade de mais austeridade.
Contudo, esse programa de crescimento económico não pode basear-se em grandes investimentos públicos que agravem o déficit, aumentem a dívida (dado não existir emissão de moeda interna) e que têm um impacto mínimo no crescimento (numa economia pequena e aberta ao exterior como é a portuguesa).
A questão é pois: como crescer sem Keynes?
O turismo português pode contribuir (exportando mais ou substituindo importações) para um aumento máximo do PIB de 14%.
Mas como? Como atingir estes números?
A resposta é dupla: aprendendo com os bons exemplos (de fora); e adaptando (às especificidades internas).
E são estas as tarefas dos seis capítulos desta obra. Do segundo ao sexto, da responsabilidade de Vasconcellos e Sá, analisam três casos de sucesso: a Croácia, Barcelona e Dublin. O sétimo, da autoria (por ordem alfabética) de Raul Martins, Sá Nogueira e José Theotónio, apresenta oito medidas 1) concretas, 2) detalhadas e 3) quantificadas para o turismo português.
«Discutir o crescimento do turismo português, a partir de exemplos de sucesso, em destinos comparáveis com os portugueses, foi exactamente a preocupação inicial da APAVT. "Chamar", para liderar esta tarefa, o Professor Jorge Vasconcellos e Sá foi uma escolha natural.»
Pedro Costa Ferreira, Presidente APAVT