Miguel Soro, Jorge Farinha
MIGUEL SORO
É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1997) e Mestre em Finanças Empresarias pela mesma instituição (2004). Foi autor de alguns artigos científicos presentes em conferências da especialidade, destacando-se o "Ex-Dividend Pricing, Taxes and Arbitrage Opportunities: the Case of the Portuguese Stock Exchange". Iniciou a sua carreira profissional em 1997 no sector bancário, tendo já percorrido três organizações diferentes em diversas áreas, sendo atualmente Quadro Diretivo no Banco Espírito Santo, no segmento das pequenas e médias empresas. No decorrer da sua carreira profissional, teve oportunidade de participar em diversos programas de formação executiva, dos quais se destaca um programa realizado no INSEAD, Fontainebleau, França (2011). É atualmente membro da Portuguese INSEAD Alumni Association.
JORGE FARINHA
É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1987) com o Prémio Fundação Engº António de Almeida por obtenção da classificação mais elevado do curso. Possui um MBA pelo INSEAD, Fontainebleau, França (1990), e um doutoramento em Finanças pela Universidade de Lancaster, Reino Unido (1999). Desempenhou funções como analista financeiro na CISF – Companhia de Investimentos e Serviços Financeiros, director-adjunto no Departamento de Fusões e Aquisições do BPI – Banco Português de Investimento e como consultor independente de empresas. É desde 2008 vogal do Conselho de Administração da Martifer SGPS com funções não executivas. É atualmente Vice-Presidente da Direção da Porto Business School (ex- EGP-UPBS University of Porto Business School), assim como docente da Faculdade de Economia do Porto e da Porto Business School, onde é igualmente o Coordenador do programa de MBA full-time (Magellan MBA). É autor de várias publicações académicas internacionais em temas de Finanças Empresariais, Governo das Empresas e Contabilidade (European Journal of Finance, Journal of Business Finance and Accounting, e International Journal of Auditing, entre outras).
Esta obra apresenta as bases conceituais a as práticas das empresas e mercados de capitais em relação à definição e implementação de políticas de dividendos e de recompra de ações. Para além de uma descrição exaustiva dos vários formatos que os dividendos podem assumir, do padrão internacional das políticas de distribuição de resultados e da sua evolução histórica até aos nossos dias, os autores passam detalhadamente em revista as principais teorias e conclusões de estudos empíricos existentes sobre essa temática. Os processos de recompra de ações são abordados na mesma perspetiva, encarados como uma alternativa aos dividendos que têm vindo a assumir uma importância crescente a nível internacional.
O livro termina com um conjunto de reflexões sobre a evolução futura dos dividendos, nomeadamente no seio da actual crise financeira, e com a apresentação de um algoritmo prático de auxílio ao processo de determinação, por parte dos gestores de empresas, de uma política de dividendos realista, sustentável e com valor acrescentado.
Estrutura da obra:
- Introdução
- Principais conceitos
- História, tendências e determinantes
- Dividendos: teoria e evidência empírica
- A recompra de ações como alternativa aos dividendos
- Perspetivas futuras sobre os dividendos
- O papel dos dividendos na atual crise financeira (e no futuro)
- Como definir a política de dividendos? Síntese e conclusões finais
Com prefácio de Ricardo Espírito Santo, Presidente executivo do Banco Espírito Santo.
"Trata-se, portanto, de uma obra excelente que utilizou uma ampla e consistente bibliografia e que não ficou apenas no domínio científico, tendo aplicação imediata. Muitos parabéns aos autores, Jorge Farinha e Miguel Soro, pelo notável trabalho."
Ricardo Espírito Santo Salgado, Presidente Executivo Banco Espírito Santo