Ana Maria Alves Bandeira
Ana Maria Alves Bandeira é Professora Adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), na área científica de Contabilidade Financeira, onde lecciona disciplinas de Contabilidade Geral, Contabilidade Financeira e Ética e Deontologia, no curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração, e Contabilidade Internacional, no curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças.
Tem colaborado, como Professora Auxiliar convidada, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, leccionando as disciplinas de Contabilidade Financeira I e II. Exerceu ainda funções docentes no Instituto de Estudos Superior Financeiros e Fiscais.
É Directora do curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração e do curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças no ISCAP.
É Licenciada, Mestre e Doutorada em Contabilidade.
É investigadora da unidade de investigação integrada na Faculdade de Economia do Porto EDGE (Estudos de Gestão – Centro de Investigação, Estudos e Serviços).
É Técnica Oficial de Contas e exerceu funções de Perita nomeada pelo tribunal.
É autora de diversas publicações em revistas da especialidade e de variadas comunicações em vários congressos nacionais e internacionais.
Colaborou vários anos com o mundo empresarial onde exerceu funções de responsável pelo departamento administrativo e financeiro; em particular, com o grupo Peninsular que pertenceu ao grupo Sonae e com a Electificadora S.A..
VEJA AQUI A ENTREVISTA COM ANA BANDEIRA (AUTORA DO LIVRO)
Este livro tem como objetivo colmatar deficiências do modelo contabilístico atual. O objetivo é pois contribuir para a clarificação da discussão existente nos organismos internacionais ao nível do registo e, nessa sequência, contribuir para a melhoria do relato financeiro.
A contabilidade tem estado sujeita a uma constante adaptação a novas problemáticas, em que sobretudo as actividades de I&D têm assumido um papel vital. Não existindo um modelo universalmente aceite de valorização de intangíveis resultantes dessas actividades, o que, em parte, justifica a discussão existente sobre a sua relevação, com o desenvolvimento de duas metodologias distintas, este livro pretende colmatar deficiências do modelo contabilístico actual.
O objetivo é pois contribuir para a clarificação da discussão existente nos organismos internacionais ao nível do registo e, nessa sequência, contribuir para a melhoria do relato financeiro.
PÚBLICO-ALVO: Esta obra destina-se a investigadores e profissionais de contabilidade, estudantes e utilizadores da informação contabilística em geral.
Estrutura da obra:
- Introdução
- Dificuldades e desafios ao nível do tratamento contabilístico dos intangíveis
- Modelo teórico determinante do valor de patentes decorrentes de actividade de I&D e tabelas de valor resultantes
- Modelo empírico determinante do valor de patentes resultantes de actividade de I&D
- Principais conclusões