Celso Leal, Pedro M. Lamy
Celso Leal
É magistrado do Ministério Público. É licenciado em Direito pela Universidade Portucalense e mestre em Ciências Jurídicas pela mesma Universidade. Tem-se dedicado à investigação e tratamento académico de várias temáticas no âmbito do direito penal e processual penal.
Pedro m. Lamy
Tendo-se licenciado em jornalismo, o autor desenvolveu a sua atividade profissional no sector da comunicação e posteriormente passou a desempenhar funções na área da gestão dos recursos humanos. Após ter terminado o mestrado nessa área de actividade, colaborou com uma das mais conhecidas empresas portuguesas, antes de iniciar a sua atividade de consultor, autor e orador na área de comportamento humano. Anteriormente exerceu ainda funções comerciais num grupo financeiro de renome, tendo a oportunidade de testar e validar na prática o conhecimento que hoje em dia transmite.
Na senda do livro sobre linguagem não verbal no processo penal, importa dar continuidade ao estudo destas temáticas.
Entender as formas de comunicação entre entrevistador e entrevistado é fundamental para que se obtenha o máximo de informação possível.
No meio judiciário, as palavras proferidas pelos diversos intervenientes têm um peso elevado para a descoberta da verdade material. Os operadores judiciários sempre mantiveram o foco na ciência jurídica descurando outras áreas dos saberes como auxílio à boa aplicação da lei. Contudo, atualmente , tem sido percebido que o auxílio de outros ramos do saber é fundamental para a tomada de decisão judiciária.
Para isso, procura-se entender os tipos de personalidades dos diferentes intervenientes processuais e, dessa forma, procurar qual a melhor forma de se comunicar.
Por fim, percebendo os traços de personalidade e as técnicas a aplicar, será possivel perceber qual o tipo de entrevista que melhor se adequa ao caso em concreto.
Dotar os operadores judiciários, nomeadamente, Órgãos de Polícia Criminal, Advogados, Procuradores e Juízes com esta ferramenta é crucial para o objetivo que se pretende com o processo: a descoberta da verdade.