Fundamentos de Economia da Empresa - Conceitos, Decisões e Aplicações

» Adicionar à minha lista de desejos

Fundamentos de Economia da Empresa - Conceitos, Decisões e Aplicações

João Leitão, Ernesto Ferreira, Joaquim Ferreira

Este livro proporciona um instrumento de estudo e aprendizagem centrado no(a) aluno(a), que supera a bordagem tradicional de Microeconomica, na qual a empresa depende de uma função de produção e os processos de decisão se ajustam a problemas de otimização, vulgo de maximização do lucro ou de minimização do custo.

Mais detalhes

€ 30,00

Ao comprar este produto pode ganhar até 30 pontos com Vida. Seu carrinho totalizará 30 pontos que podem ser convertidos num vale de desconto de € 3,00.


João Leitão, Ernesto Ferreira, Joaquim Ferreira

João Leitão
É economista e professor associado com agregação da Universidade da Beira Interior (UBI). É visiting fellow da Universitá degli studi di Bergamo, Itália. Licenciado, mestre e doutorado pela UBI e agregado pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa. Completou cursos de especialização em Leading Economic Growth (Harvard Kennedy School), Entrepreneurship Education ( Babson College), Negotiation (UCLA, Anderson School of Management) e Curso Avançado de Gestão Pública ( Instituto Nacional de Administração). É investigador integrado do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) da UBI, e investigador colaborador do CEG-IST, e do ICS da Universidade de Lisboa. Foi docente de disciplinas de fundamentos de economia, microeconomia, economia de empresa, economia industrial e análise microeconómica, ao nível da licenciatura, do mestrado e do doutoramento. Foi visiting scholar no Max Planck Institute of Economics e na Friedrich-Schiller-Universitat Jena, Alemanha, onde realizou investigação sobre economia do empreendedorismo, e economia da inovação e mudança tecnológica. Os seus artigos científicos e livros, têm sido publicados, premiados e apresentados em diversas conferências e fóruns internacionais e nacionais.
 
Ernesto Ferreira
É licenciado e mestre em Ciências Politicas e Economia pela Rutgers University _ The State University of New Jersey ( USA) e pós-graduado em Economia Financeira pela Stern School of Business da New York University ( USA). Posteriormente obteve o Doutoramento em Economia pela Universidade da Beira Interior, onde é docente desde 2011. Presentemente, leciona também na Universidade de Aveiro. Ao longo dos seus 30 anos de ensino, lecionou em varias universidades dos Estados Unidos, Universidade Católica Portuguesa, no Instituto Superior de Línguas e Administração ( Porto), Universidade Lusíada e Universidade Portucalense. Paralelamente, desempenhou funções de analista de projetos de investimento no Instituto de Participações do Estado (IPE) e no Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais (IAPMEI).  A sua investigação científica tem prosseguido na área de Economia da Saúde e os seus artigos têm sido publicados em revistas internacionais.
 
Joaquim Ferreira
É doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho. Completou o mestrado de Economia Financeira e licenciou-se em Economia pela Universidade da Beira Interior. É professor adjunto convidado no Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Tecnoligia e Gestão de Oliveira do Hospital (IPC-ESTGOUH). Leciona as unidades curriculares de Economia da Empresa e de Organização Industrial, ao nivél da licenciatura, e de Economia da Empresa e da Concorrência, ao nivél do mestrado. Está associado ao centro de investigação NECE da UBI. Os seus artigos científicos têm sido publicados em revistas com indexação Web of Science/ Scopus e Academic Journal Guide ( Association of Business School ).
A Economia da Empresa é uma disciplina necessária para a tomada de decisão estratégica, com fundamentos teóricos e analíticos, assim como para o reforço das competências empreendedoras e inovadoras de economistas, gestores, marketeers, engenheiros e outros profissionais envolvidos em processos complexos de organização, gestão, inovação e aprendizagem, em contexto empresarial e concorrencial.
Este livro proporciona um instrumento de estudo e aprendizagem centrado no(a) aluno(a), que supera a abordagem tradicional de Microeconomia, na qual a empresa depende de uma função de produção e os processos de decisão se ajustam a problemas de otimização, vulgo de maximização do lucro ou de minimização do custo.
A opção pensada de estruturação deste livro, inicia-se com uma abordagem centrada na procura, no entorno da qual se acoplam problemáticas microeconómicas que versam a oferta, os custos, as estruturas de mercado extremas, a diferenciação do produto através das atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e da publicidade, as diferentes formas de concorrência com interação estratégica e as decisões de preços.
As três partes do livro têm uma componente teórica e conceptual introdutória, sendo seguida de uma componente prática que apresenta a resolução completa de questões teóricas, questões de escolha múltipla, exercícios práticos, demonstrações e propostas de interpretações económicas aplicadas a problemáticas de organização económica da empresa.
  • Autor: João Leitão, Ernesto Ferreira, Joaquim Ferreira
  • ISBN: 9789895650699
  • Título: Fundamentos de Economia da Empresa - Conceitos, Decisões e Aplicações
  • Data de Edição: maio 2022
  • Editor: Letras e Conceitos , Lda
  • Idioma: Português

Carrinho

Não tem produtos no carrinho

€ 0,00 Expedição € 0,00 Total

Finalizar Encomenda

Calendário de Formações

Encontre-nos no Facebook