O livro Princípios de Microeconomia foi escrito com dois objetivos primordiais: por um lado, ser um livro introdutório e, por outro, constituir uma ponte para a mais fácil compreenção de bibliografia avançada.
Neste volume, os alunos encontrarão o programa completo de uma unidade curricular tradicional de Introdução à Microeconomia, mas também serão confrontados com elementos que vão para além desse programa, o que faz deste livro uma referência bibliográfica adequada para cursos de licenciaturas na área das ciências socioempresariais em cujos curricula existe apenas uma, ou mesmo duas unidades curriculares de Micreoconomia.
Foi uma opção dos autores não incluir nas temáticas abordadas questões mais avançadas como sejam: falhas de mercado e problemas de informação, escolhas em contexto de incerteza, economia do bem estar, equilíbrio geral, outras estruturas de mercado que não a concorrência perfeita e o monopólio, entre outros temas, que serão objeto de estudo noutro volume complementar a este.
Este livro é composto por dez capítulos .
No Capítulo 1 abordam-se os conceitos essenciais da Economia e apresentam-se as problemáticas de base, bem como a metodologia utilizada nesta ciência social.
O Capítulo 2 trata do conceito de custo de oportunidade, fundamental para a compreensão da noção de custo económico.
O Capítulo 3 introduz o modelo da fronteira das possibilidades de produção, como ilustração do conceito de eficiência na produção e fazendo uma breve incursão na teoria do comércio internacional.
No Capítulo 4 tratam-se das curvas de procura e oferta assim como do equilíbrio Marshalliano.
O Capítulo 5 aborda as elasticidades da procura e da oferta e a forma como se relacionam com o equilíbrio de mercado e com as alterações a esse equilíbrio, nomeadamente na sequência de intervenção governamental.
O Capítulo 6 aborda a teoria do consumidor e o comportamento racional, subjacente à curva de procura individual.
Os Capítulos 7 e 8 tratam do problema do produtor, a partir de duas perspetivas diferentes: primeiro na ótica da produção e depois na ótica dos custos, a partir das quais se deduz a oferta individual em contexto concorrencial.
O Capítulo 9 aborda os mercados e a escolha ótima das empresas, especificamente nos casos da concorrência perfeita e do monopólio.
O Capítulo 10, o último deste livro, trata da regulação económica e da motivação para a intervenção do Estado nos mercados, dando especial atenção à defesa da concorrência.
A abordagem dos diferentes conceitos é feita dando referência a exemplos práticos, sempre que possível, com o objetivo de levar o leitor á compreensão intuitiva das problemáticas, mesmo em situações um pouco mais exigentes do ponto de vista formal.
Em todos os capítulos é fornecida uma lista de conceitos-chave cujo significado o leitor deve conseguir explicar após a leitura. No final de cada capítulo também o desafiamos a recordar os conceitos fundamentais, respondendo a um conjunto de questões de revisão. As respostas poderão ser consultadas no livro de exercícios complementar, onde também se poderão encontrar problemas resolvidos e questões de escolha múltipla.