Praveen Gupta
Praveen Gupta tem desenvolvido um trabalho muito diversificado ao longo da sua carreira.
No decurso de 25 anos, resolveu muitos problemas em pequenas e grandes empresas.
Praveen desenvolveu o Six Sigma Business Scorecard para avaliar o desempenho corporativo, o modelo dos 4P (Prepare, Perform, Perfect, Progress – Preparar, Executar, Aperfeiçoar e Progredir) para atingir a excelência dos processos, o Corporate Sigma para monitorizar a iniciativa Six Sigma, e Brinnovation™, para acelerar a inovação.
Praveen é presidente da Accelper Consulting, e trabalha com várias corporações que visam obter um crescimento sustentado e rentável. Participa frequentemente em conferências e eventos especiais.
Praveen é autor de diversos livros, incluindo Six Sigma Business Scorecard (McGraw Hill) e The Six Sigma Performance Handbook (McGraw Hill), e possui um B.S.E.E da I IT Roorkee, na Índia, e um M.S.E.E do I IT de Chicago, Illinois.
Para além de consultor, é professor de Gestão de Operações na DePaul University e de Inovação Empresarial no Illinois Institute of Technology, ambos em Chicago, Illinois.
O objetivo do desenvolvimento desse enquadramento é facilitar a estandardização do processo de inovação para que os resultados possam ser mais previsíveis e de modo a que a inovação possa ser criada de acordo com a procura.
Visto que os seres humanos são, originalmente, seres criativos que raramente fazem a mesma coisa duas vezes igual, ensinar criatividade é quase como cantar para um coro. A inovação é uma aplicação da criatividade. Este livro cria um enquadramento que permite dar resposta a algumas questões sobre inovação.
De forma a institucionalizar a inovação, os co-autores referem vários aspectos sobre a inovação, desde a sua história às estratégias de implementação. Quando se compreende o processo de inovação, e as pessoas percebem as capacidades e viabilidades da inovação, podemos olhar para o futuro mais próximo, sonhar e acelerar mais ainda a inovação.
Todavia, é necessária uma abordagem multidisciplinar para poder desenvolver esse processo. Esta obra pode ser dividida em três partes.
Parte I: Desenvolver a Inovação” analisa os aspectos históricos da inovação em desenvolvimento, ferramentas e técnicas actuais ou convencionais, e necessidades futuras. O objetivo da Parte I é trazer conhecimento à inovação enquanto uma arte actualizada.
Parte II: Compreender a Inovação” apresenta o novo entendimento da inovação e do processo da inovação na era do conhecimento. A Parte II desenvolve o conhecimento da inovação, que apresenta como uma ciência.
Parte III: Institucionalizar a Inovação” centra-se na implementação de diversos aspectos da inovação de forma a gerar valor.
O objetivo da Parte III é aprender métodos para adaptar a inovação a diversas organizações.