João Lisboa,Mário Augusto, Pedro Ferreira
João Veríssimo Lisboa licenciou-se em Finanças pelo ISEG (1974) e possui o PhD
em industrial Management (1988) pela Universidade de Clemson (USA), sendo actualmente docente da Faculdade de Economia da universidade de Coimbra (FEUC). Foi bolseiro da AID e Visiting Fulbright Professor. Na FEUC tem leccionado a disciplina de Cálculo Financeiro e Estatística entre outras, e exercido também diversos cargos de gestão. É investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (Pólo de Co-imbra), sendo nesta unidade responsável pelo grupo de Gestão de Operações. Tem diversos trabalhos publicados em revistas científicas, nacionais e internacionais, assim como alguns livros.
Mário Gomes Augusto licenciou-se em Economia (1991) e Doutorou-se em Gestão de Empresas (2004) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sendo actualmente docente nesta instituição. Lecciona um grupo de disciplinas da área financeira, fazendo também parte, como investigador, do grupo de Gestão de Operações do Instituto de Sistemas e Robótica (Pólo de Coimbra). Tem diversos trabalhos publicados em revistas científicas, nacionais e internacionais, assim como alguns livros.
É detentor do prémio Rogério Fernandes Ferreira, edição de 2007.
Pedro Lopes Ferreira licenciou-se em Matemática Aplicada pela FCTUC (1976) e possui o PhD Industrial Engineering pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA (1990). É actualmente docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Nesta Faculdade tem leccionado disciplinas de Estatística e na área da medição de resultados em saúde e das politicas e sistemas de saúde. É Director do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra, Coordenador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, Membro fundador do Capítulo IberoAmericano da International Society of Quality of Life. Tem diversos trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, assim como alguns livros.
Um livro inovador na medida em que reúne não só aquelas matérias tradicionalmente incluídas nos curriculos dos cursos de gestão ao nível do primeiro ciclo, mas também conteúdos de natureza mais avançada, que nestes últimos anos têm vindo a ser objeto de uma grande utilização, quer ao nível da investigação, quer em trabalhos aplicados.
O livro está organizado em oito capítulos, tendo cada um deles, no final, um conjunto de exercícios de aplicação que permitirão aos alunos testar os conhecimentos adquiridos.
Considerando a enorme abrangência da estatística e o público a que se dirige, para além de quatro capítulos clássicos geralmente destinados aos alunos de licenciatura, o livro trata o tema das componentes principais e análise fatorial e, um outro, destinado ao estudo dos modelos de equações estruturais, capítulos estes especialmente dirigidos aos alunos de MBA, doutoramento e investigadores em geral.
Em cada um dos capítulos são apresentados exemplos práticos para melhor compreensão dos assuntos abordados. Dada a natureza aplicada do seu conteúdo, também poderá ser um instrumento útil para os responsáveis pela gestão das empresas, nomeadamente na análise de situações que incluem cenários de incerteza.
Estrutura da obra:
-Funções de distribuição;
-Intervalos de confiança e ensaios de hipóteses;
-Regressão linear simples;
-O modelo de regressão linear múltipla;
-Análise da variância ;
-Estatísticas não paramétricas;
-Análise de componentes principais e análise fatorial;
-Modelos de equações estruturais: formulação, estimação e avaliação