Eduardo Sá Silva, Carlos Mota, Mário Queiros, Adalmiro Pereira
Eduardo Manuel Lopes de Sá e Silva é doutorado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade da Corunha, Espanha, licenciado e mestre pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Exerce funções de docente no Ensino Superior, sendo orientador de diversas dissertações de teses de Mestrado e Doutoramento, nas áreas de Contabilidade e Gestão Financeira.
Carlos Mota é professor de Finanças Internacionais no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. É licenciado em Economia, pós-graduado em Estudos Europeus, Mestre em Finanças Empresariais e Doutorando em Gestão.
Atualmente, leciona nos cursos de mestrado, promovidos pelo ISCAP e APNOR sendo fonte de grande parte do material do livro.
A sua atividade de docência inclui ainda disciplinas de Mercado de Capitais, Instrumentos de Derivados, Gestão Financeira e Gestão de Riscos Internacionais.
Mário Queirós é Licenciado em Economia e pós-graduado em Estudos Europeus e em Ensino da Economia.
Possui experiência na elaboração, análise, acompanhamento e controlo de cerca de uma centena de projetos de investimento, contando também uma vasta experiência letiva em análise de investimentos no ensino superior e em formação porfissional.
Desde 1993 exerce funções de docente do Ensino Superior, na área da Economia e Gestão.
Adalmiro Pereira é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Finanças pela Faculdade de Economia do Porto e Doutorando em Gestão pela Universidade Portucalense.
Desenvolve trabalho de investigação na área do risco de crédito bancário e é autor e coautor de artigos publicados em revistas nacionais e congressos na área das finanças.
É economista e docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, na área de Finanças Internacionais.
Edição revista e ampliada.
Esta segunda edição da obra Finanças e Gestão de Riscos tem como preocupação fundamental a melhoria da sua utilização através da introdução de vários exemplos aplicativos e da aproximação à realidade das Finanças e Riscos Internacionais.
Neste sentido, também foram desenvolvidos vários casos práticos adicionais, colocados no final de cada capítulo.
Com mais assuntos abordados e determinadas matérias mais aprofundadas, esta 2ª edição cresceu em volume. Os temas relativos ao Mercado de Derivados e ao Risco e Incerteza beneficiam de um tratamento autónomo.
Os autores aproveitaram ainda para atualizar as estatísticas e introduzir várias outras que se revelam importantes no estudo das temáticas das Finanças Internacionais.
Público-alvo
Trata-se de uma obra didática destinada a alunos das áreas de Finanças Internacionais que fornece uma perspetiva integrada dos instrumentos, mecanismos, instituições e mercados que coexistem no sistema financeiro internacional.
Estrutura da Obra
- Introdução às Finanças Internacionais
- Mercados Financeiros Internacionais
- Financiamento do Comércio Internacional
- O mercado de câmbios
- Mercado de Produtos Derivados
- Risco e Incerteza nas Finanças Internacionais
- Gestão do Risco de Câmbio
- Gestão de outros riscos internacionais
- Investimento Internacional
- Instrumentos de Financiamento e Apoio à Internacionalização