Através deste trabalho, de imprescindível leitura, António Pimenta consegue, de forma simples, explicar o que se reveste de grande complexidade. Utiliza uma visão muito interessante sobre o papel que a banca pode ter como parceiro, contribuindo para tornar o mundo mais justo e melhor através duma economia de mercado mais saudável.
Aquilo que é a essência do que deveria ser o serviço e o relacionamento bancário está neste livro. A consultoria ao cliente, para além da venda de produtos, com base em valores sólidos como a responsabilidade, a ética, a proximidade, o serviço e a transparência, deverá colocar sempre a vertente humana e os seus problemas em concreto como foco da relação.
Estrutura da obra:
-Reclamações;
-Revolta;
-Crédito saudável;
-Comportamento ético;
-Incompreensão;
-Reflexão;
-A Gestão e o Marketing;
-Habitação para arrendamento;
-Como a banca vê os empresários;
-O que podem os empresários esperar dos banco;
-Plano de negócios; O plano de negócios na reestruturação financeira;
-A escrow accountt; O crédito à construção civil;
-A escrow account no crédito à construção civil
-O factoring; O crédito de tesouraria;
-O crédito de tesouraria em conta corrente;
-O desconto de efeitos;
-O crédito, enquadramento e elemento;
-O crédito, risco, princípios objetivos e operações especiais;
-Crédito para investimento;
-Crédito para investimento, princípios;
-Garantias bancárias, tipos e obras de urbanização;
-Garantias bancárias, bom cumprimento e contratos públicos
É um livro de imprescindível leitura, não só para os gestores bancários, mas também para todos os cliente que têm no banco um parceiro, contribuindo para um melhor entendimento deste serviço essencial numa saudável economia de mercado.
António Godinho - Administrador da Sartorial e do Grupo Onebiz
Com uma vaste experiência profissional, António Pimenta partilha a sua reflexão sobre as atuais dificuldades de relacionamento da banco com as pequenas empresas. Construíndo com conhecimento, isenç~~ao e rigor è sem dúvida, um importante "contributo para um melhor entendimento entre as duas partes"
Luis Filipe Costa - Presidente do Concelho Diretivo do IAPMEI
O livro de António Pimenta vem recolocar na agenda um tema particularmente importante: as relações entre a banca e as empresas, ou melhor, as relações entre gerentes e gestores bancários e os pequenos e médios empresários
José António Barros - Presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal