Uma obra de carácter inovador no panorama editorial português.
A metodologia subjacente ao Credit Scoring constitui uma das ferramentas de maior sucesso no controlo do crédito, do lado da oferta. A avaliação do risco de crédito ao consumo tem sido uma das áreas em que as técnicas de Credit Scoring têm tido maior aplicação.
A banca de retalho e as instituições financeiras especializadas na concessão de crédito têm como objetivos: maximizar o lucro; minimizar o incumprimento; e aumentar as suas quotas de mercado. O conteúdo deste livro responde a essas solicitações, apresentando técnicas capazes de discriminar entre Bons e Maus créditos. Estatísticos, economistas, gestores, analistas de crédito, professores e investigadores, que trabalhem na indústria do crédito ou na Academia, encontrarão neste livro uma referência obrigatória para um melhor desempenho das suas actividades.
As modernas técnicas de scoring de atribuição e de scoring comportamental encontram aqui os procedimentos adequados para a construção, validação e monitorização de scorecards de crédito.
Os assuntos tratados permitem uma visualização fácil dos processos de construção de um sistema de scoring. O livro constitui um precioso auxiliar nas lides da decisão, facilitando aceitar ou recusar o crédito em função dos critérios de avaliação adaptados ao perfil de risco do cliente e aos objetivos institucionais.