Cristina Vaz Almeida
Meste em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação, com especialização em comunicação em e-learning, pela Universidade Autónoma de Barcelona e Universidade Carlos III, Madrid (2007). Pós-Graduada em Marketing pelo Instituto Superior de Gestão (1996).
Pós-Graduada em Direito do Ambiente, pela Universidade Católica Portuguesa (1991). Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (1990). Leciona em várias escolas, universidades e institutos, sendo docente de várias pósgraduações
e mestrados, em particular das áreas da saúde. Coordena e leciona cursos à medida dentro das áreas da comunicação e do marketing, sendo convidada para palestras, seminários, mesas-redondas, entre outras, onde se debate o estado da arte na comunicação no marketing, em particular nos domínios da saúde.
Tem vocação para projetos novos e desafiantes, que a estimulam a desenvolver as suas competências e a aplicar os conhecimentos que persistentemente visa adquirir nesta caminhada onde alguém disse «cada vez que aprendo um pouco mais, sinto-me com
mais ignorância sobre tudo o resto que falta aprender».
Fruto da experiência, aliada a algumas ideias já muito estruturadas por autores reconhecidos, este livro contou com as participações da APAV, ASSOCIAÇÃO SALVADOR, CARITAS e PRAVI
“Creio que a grande maioria das instituições vocacionadas para o contributo para um mundo melhor faz um enorme esforço para provocar alterações cognitivas, para impulsionar mudanças de comportamentos e valores, com o objetivo claro de construir uma sociedade mais justa e equilibrada. Todos, como cidadãos e cidadãs, devemos contribuir para este «mundo melhor”.
“E neste conjunto de instituições temos o grato prazer e o privi¬légio de contar com a participação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV, da Cáritas, da Associação Salvador e da Pravi, saindo sem dúvida este livro reforçado pela presença destas instituições que há muitos anos têm vindo a ter um significativo papel na intervenção social e, em particular, na mudança de compor¬tamentos e no contributo por um mundo melhor e mais equilibrado.”
A autora, Cristina Vaz de Almeida
Os que aderiram e participaram neste Livro:
«Com a missão claramente definida, a APAV rege-se por um plano estratégico de desenvolvimento, regra geral com a mesma duração dos protocolos/contratos com o Estado, e que define de forma clara e objetiva as grandes metas a atingir a quatro ou cinco anos, e que se concretiza em cada plano anual de atividades. Uma das componentes do plano estratégico é do marketing social.»
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
«Não são só as pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida que têm obrigação de se adaptar ao meio envolvente, mas é a sociedade que deve garantir a estas pessoas todas as condições de participação.»
Associação Salvador
«O contexto do marketing social não é o do mercado, com uma procura solvente e uma oferta a remunerar, embora o tenha em conta, mas sim o das necessidades e potencialidades humanas: no conjunto das necessidades incluem-se as solventes e, prioritariamente, as não solventes; nas potencialidades, incluem-se não só aquela oferta e o seu potencial de desenvolvimento mas também as capacidades humanas e recursos vários que atuam sem remuneração;
Caritas
Relativamente aos idosos, os resultados das Terapias Assistidas por Animais (TAA) e das Atividades Assistidas por Animais (AAA),têm-se manifestado quer ao nível da saúde física e psíquica quer ao nível da despesa em médicos e medica¬mentos, quer ainda ao nível da dependência de terceiros para as suas necessidades vitais. Mesmo idosos em depressão profunda, sem interesse pela vida e acamados há muito tempo, passaram a levar uma vida ativa normal, atendendo às suas ida¬des, e deixaram de depender de antidepressivos e de terceiras pessoas.
Pravi
Estrutura da obra:
- O contributo da Cáritas para uma sociedade mais justa e equilibrada
- O que é o marketing
- Valores & tendências nacionais e mundiais no século XXI
- O que é o marketing social e a sua relação com a responsabilidade social
- Determinantes da saúde
- Situação em Portugal
- Responsabilidade social
- Identificação dos intervenientes
- Fatores externos
- Causas ambientais
- Segmentação
- Causas sociais de acordo com as mudanças pretendidas
- Implementação
- Ferramentas e ações
- Exemplos de campanhas de marketing social
-A PRAVI e a sua aposta nos benefícios da interação homem-animal
- Monitorização
- Conclusões
- Onde começa a cidadania
Público-alvo: útil a muitos destinatários que entendem o Marketing Social como uma ferramenta de cidadania.