Fernando de Jesus e João Veríssimo Lisboa
Fernando de Jesus é licenciado em Ciências Económicas e Financeiras (secção de Finanças), grau académico atribuído em 1951 pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF), tendo também obtido nessa instituição o grau de doutor em Finanças em 1960.
Após a realização de provas públicas, foi-lhe concedido, em 1970, o título de professor agregado do grupo de disciplinas de matemática desse Instituto. Entre 1954 e 1989, exerceu funções docentes na área da matemática pura e aplicada nessa escola superior universitária, hoje designada por Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), tendo percorrido aí todas as etapas da carreira docente universitária, sendo, presentemente, professor catedrático jubilado do ISEG.No período referido, também lecionou ou orientou cursos de matemática pura e aplicada noutras instituições de ensino superior, designadamente na Universidade Católica Portuguesa, no Instituto Superior Técnico, na Universidade de Lourenço Marques, no Instituto Politécnico da Covilhã e nas instituições universitárias que lhe sucederam.
No período de 1980 a 1999, exerceu funções diretivas no Instituto Superior de Gestão, escola superior universitária privada, tendo também chefiado aí o departamento de matemática.
Foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura e publicou numerosos trabalhos nos domínios da matemática pura e aplicada à economia e à gestão, tendo sido alguns destes trabalhos aproveitados ou citados por autores nacionais e estrangeiros.
Em cerimónia pública, foi-lhe concedido o Prémio Carreira da Ordem dos Economistas em 8 de outubro de 2013.
João Veríssimo Lisboa licenciou-se em Finanças pelo ISEG (1974) e possui o Mestrado (1985) e PhD em Industrial Management (1988) pela Universidade de Clemson (USA), sendo atualmente professor associado com agregação (jubilado) da FEUC. Foi bolseiro da AID e Visiting Fulbright Professor. Foi docente na Universidade da Beira Interior, na Universidade de Clemson e na FEUC. Nesta última instituição lecionou disciplinas nos diversos ciclos de estudos na área da matemática aplicada, tendo também nesta
instituição exercido diversos cargos de gestão, designadamente como Presidente do Conselho Diretivo e coordenador da licenciatura, mestrado e doutoramento em Gestão.
Foi investigador do Instituto de Sistemas e Robótica (Pólo de Coimbra), sendo nesta unidade responsável pelo grupo de Gestão de Operações. Tem numerosos trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, nomeadamente no Portuguese
Journal of Management Studies, Omega, International Journal of Production Research, European Journal of Management e European Business Review, entre outras, bem como várias dezenas de atas de congressos internacionais, alguns deles premiados
e citados por autores nacionais e estrangeiros.
Esta obra assume grande relevância na gestão das organizações porque qualquer problema de decisão, envolvendo escolhas entre diversas alternativas, obriga a avaliar as consequências de cada alternativa em futuro mais ou menos longínquo, i.e. implica fazer previsões, podendo afirmar-se sucintamente que toda a decisão envolve uma previsão.
Em particular, as empresas necessitam melhorar a eficiência e ao mesmo tempo manter a produtividade e a rentabilidade do negócio. A previsão de vendas e procura por produtos é um fator essencial para a manutenção e desenvolvimento dos negócios e da atividade empresarial.
Sobre o livro
Este manual fornece as ferramentas e metodologias de previsão matemática que potenciam os resultados criando valor para as organizações.
No âmbito das ciências factuais, que compreendem as ciências da natureza e as ciências sociais, tem grande importância a previsão de acontecimentos futuros assente em técnicas matemáticas que, ao longo do tempo, têm mostrado a sua eficácia.
Os autores desta obra apresentam essas técnicas básicas que, fundamentalmente, se apoiam em modelos matemáticos cuja construção e manuseamento se desenvolvem com recurso a conhecimentos nas áreas da análise matemática, álgebra linear e estatística.
Em particular, no que respeita à estatística, a importância da utilização de modelos matemáticos estocásticos na previsão levou os autores à inclusão de dois capítulos onde se apresentam, de modo sucinto, os conhecimentos básicos de probabilidades e estatística indutiva que facilitam a assimilação do conteúdo do livro.
Publico Alvo
Esta obra será útil não só para os estudantes do ensino superior na área da Gestão, mas também para os estudantes em outras áreas das ciências factuais, bem como para os profissionais, inseridos nas áreas referidas, que pretendam atualizar os seus conhecimentos ou aplicar os modelos matemáticos de previsão apresentados no livro.
Temas abordados na obra
Capítulo 1 – Introdução
Capítulo 2 – Elementos básicos de probabilidades e estatística
Capítulo 3 – Elementos básicos de estatística indutiva
Capítulo 4 – A previsão por meio da regressão
Capítulo 5 – A previsão por meio das sucessões cronológicas
Inclui: Referências bibliográficas; Apêndice; Tabelas e Soluções