Pedro Barbosa
Pedro Barbosa é simultaneamente gestor, cronista e professor. Natural do Porto e com 37 anos, o
autor licenciou-se em Engenharia Industrial na Universidade do Minho, e tem estudos e graduações
posteriores em Inovação (UM), Gestão de Centros Comerciais (UCP), Neurociências (MIT OCW) e MBA
(EGP-UPBS).
Desenvolveu carreira na Sonae Indústria, Sonae Sierra e Grupo BNP Paribas. Actualmente
integra os quadros do Grupo El Corte Inglés, é docente do IPAM e cronista regular de edições como a
Vida Económica, o Metro e o Jornal de Negócios.
Depois do enorme sucesso que teve o Harvard Trends em 2012 (segundo livro mais vendido na área da Gestão/Marketing, depois do livro sobre Steve Jobs), que chegou ao top de vendas nacional várias semanas consecutivas no mês mais forte de vendas do ano, chega agora uma nova edição.
O Harvard Trends 2013 é mais, mas não é do mesmo. É um livro inteiramente novo e com um novo enfoque.
Continuando a manter a lógica de tendências na área da gestão escritas para uma fácil e rápida leitura de forma a ser acessível a todos (e não apenas para o nicho de gestores, marketers, empresários e estudantes), o Harvard Trends 2013 abarca novas áreas até agora menos tratadas, como as apps e redes sociais.
Embora o core continue centrado em áreas como a gestão de pessoas, marketing ou inovação, são os textos sobre as tendências no Facebook, Twitter e Linkedin que prometem ter mais sucesso, até porque são actualizadíssimas e resumem com uma profundidade interessante o que de mais importante há para saber nesta matéria, em termos de eficácia e de posicionamento.
O autor (cujo primeiro best seller foi Speculations & Trends em 2009) publicou já em 2013 o livro “The end of Facebook”, um livro destinado a compreender o futuro do Facebook e das redes sociais. Uma parte da pesquisa desse livro acaba por se encontrar também neste livro.
As tendências aprofundadas no Harvard Trends foram construídas pelo autor com uma rede de crowdsourcing internacional, recorrendo a um modelo de identificação tendências que o próprio criou e que foram aprovadas como Modelo Internacional pelas Universidades de Paris e Veneza.
O resultado é um livro pouco académico, escrito de forma simples e assertiva, procurando criar valor pessoal e profissional para todos que o lêem.